O ‘Giro’ nosso de cada dia...

Não vou mentir dizendo que tinha sonhos desde criança de trabalhar na TV, nem que eu queria ser jornalista desde pequena, isso não é verdade. No lugar que eu morava, na Usina Santa Tereza em Goiana-PE, com cana de um lado e cana de outro (hehehe), não me dava à perspectiva de sonhar tão alto assim. Se você ainda não sabe da minha história pode ler (aqui) e entender mais como eu escolhi fazer jornalismo. 

Ahhh e falando em jornalismo, não é uma profissão tão fácil como muita gente pensa. Pelo menos eu não acho meu trabalho fácil ou capaz de ‘qualquer’ pessoa fazer. Requer dedicação, emoção e acima de tudo, abrir mão de muita coisa para poder trazer até o leitor, telespectador, ouvinte ou internauta, um conteúdo de qualidade e credibilidade.
Katarina Gabriella
Pois bem, o texto de hoje é para mostrar rapidinho como é trabalhar numa emissora de TV e mais especificamente, como é fazer o Giro da Notícia, um programete de TV que é apresentado por mim e por Katarina Gabriela e vai ao ar de hora em hora com notícias de repercussão daquela determinada hora ou assuntos de destaque do dia que irão ao ar no telejornal da noite, o Jornal Estado.
No camarim

A maratona do Giro começa bem cedo no camarim. As irmãs responsáveis pelo nosso cabelo e maquiagem têm um trabalhão todos os dias pra deixarem a gente mais "bonitinha" né? (haha). É um puxa pra lá e puxa pra cá que só Jesus na causa. Elas têm mãos de fadas para fazer milagres no cabelo e maquiagem. Aí você pode tá se perguntando, maquiagem? E pode? (Hahaha) Sim, sim. Sabe que TV é imagem, né? E a imagem não pode ter "defeitos". Se eu entrar ao vivo, sem maquiagem, acho que todo mundo sai correndo de frente da TV. (haha). A gente nem tem muita mancha no rosto ou espinhas, mas é necessário uniformizar a pele para poder estar mais ‘apresentável’ na telinha...

Pois bem, passando essa fase inicial, é hora da preparação da notícia que vai ao ar... Priorizamos sempre o factual daquela hora. O que estiver com maior destaque no momento. São informações diversas sobre: protestos, trânsito, congestionamento, prisões, eventos, etc. A ideia é que quem esteja em casa assistindo fique bem informado.

O Giro, que é de hora em hora, tem duração de 2 minutos. Que você pode pensar que é rápido, mas não é. Dois minutos na TV é uma eternidade.

Após a preparação das notas/notícias que vão ao ar, começamos a nos preparar para 'entrar' ao vivo. É nesta hora que entra toda uma equipe que não aparece na TV, mas eles são de uma importância incrível. São diretores de imagens, operadores de áudio e operadores de Teleprompt (o famoso TP), que é um computador onde o texto é passado e a gente ler. Por que é quase impossível decorar, né gente? Embora muita gente pense que é tudo decorado, mas não é.
Preparação para entrada,o Teleprompt e o banquinho
Com o texto pronto, imagem e áudio testados, começa a tão famosa e nervosa regressiva, que é o tempo passado para entrarmos ao vivo. Lembro-me como se fosse hoje da primeira vez que entrei ao vivo na TV (no Giro), só tive dois dias de treino e ensaios para a bendita experiência que mudou a minha vida até hoje e ouvir o operador de TP dizer: “Atenção um minuto para o Giro, atenção 30 segundos, atenção regressiva 5, 4, 3, 2,1, no ar!!!, até hoje me dá um nervoso...
É uma responsabilidade enorme transmitir uma informação para o publico, além de ser a sua imagem, que está em jogo e também toda a credibilidade da emissora. Falar uma informação errada ou mal apurada pode comprometer o trabalho de toda uma equipe e isso é muito sério.

Look do Giro 
Pois bem, para finalizar não poderia deixar de citar os benditos e famosos "looks do dia" do Giro da Notícia (hahaha). São as roupas (looks) que vestimos todos os dias e pense numa luta (hehe). Ter a nossa imagem todos os dias na TV é de uma responsabilidade imensa. Pensar em cada roupa, cada cor, o que pode ou não pode, por que vocês sabem né? o que tem que prevalecer na telinha é a informação e por isso as roupas não podem ser extravagantes. Mas isso influencia? Sim e como. Logo no começo do Giro, há uns três anos atrás, a gente não tinha muita noção e era bem difícil e complicado, mas agora temos algumas pessoas que nos ajudam e eu especialmente, tenho a minha mamys Elinete Regis que é responsável pelos meus looks. Muitas roupas são da TV e outras nossas, mas a minha mamys é tão critica que quando estou com alguma roupa "estranha" ela é a primeira a ligar e perguntar: “Ei, que roupa é essa?! (Hahaha)

Pois bem meus queridos (as), espero que tenham entendido mais ou menos como funciona o Giro da Notícia na Rede Brasil. Ahh é importante destacar que na Rede Brasil eu não faço só o Giro da Notícia, o Giro é uma das minhas funções (que em breve eu falo mais sobre elas) e eu amo de coração fazê-lo, mesmo não me achando capaz. Nunca me achei. Na primeira vez que entrei ao vivo tremi tanto e fui tão mal que chorei de nervoso. Até hoje fico nervosa...

Quero agradecer a todos que nos acompanham pelo Giro da Notícia, a todos que me mandam mensagem quando veem alguma notícia que eu dei no Giro ou quando eu posto os looks nas redes sociais. Fico feliz demais pelo carinho.

Agradeço também a toda a equipe que nos acompanha no Giro, a mim e a Katarina. Todos os técnicos e operadores. Vocês são show!! Não sei o que seria de nós sem o apoio e profissionalismo da NASA!!
Em breve mais bastidores da TV.

Eu espero vocês nas próximas postagens e se liga no Giro da Notícia de segunda a sábado, de hora em hora, na Rede Brasil (canal 14) ou pela net www.rbctv.com.br

Bjoo no coração de vocês.
Até breve.

Élida Régis

Um comentário:

  1. Fernando Henrique15.10.14

    Eu gosto muito do Giro. E como viciado em bastidores de tv e com blog sobre noticias da telinha e tal tenho uma sugestão hehhehe. Acho que o giro poderia aproveitar melhor a redação da tv, o ângulo da câmera e tal. E também acho que esse "tapume" azul fica um pouco sem graça no vídeo, parecendo uma parede comum. Sei que pra um Jornal etc... o foco é a notícia. Mas sei lá, sinto falta fe algo mais. O logo da rbc, um mapa mundi nesse tapume, algo assim. Ah, e por último, acho onazul meio fora do contexto uma vez que a logo dp giro é vermelha. Talvez uma luz suave vermelha ali, como foi usada no cenario da cobertura do Eduardo e das eleições cairia bem. No mais Parabéns pelo seu excelente trabalho e desculpa qualquer coisa tá e a minha intrometida na arte da tv. Hehhehehe sucesso

    ResponderExcluir

Vamos comentar?

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Pages - Menu

A AUTORA

A AUTORA
Élida Régis Castro

Seguidores

Total de visualizações

Copyright © Blog da Élida Régis | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com