Por que escolhi jornalismo?

Olá! Meus queridos e queridas!
Fiquei tão feliz com a primeira postagem do blog. Vocês realmente me surpreenderam com tanto carinho. Obrigada a todos e Glória ao Deus que nos ajuda e capacita \o/

Após o meu primeiro texto fiquei ainda mais preocupada com o que iria escrever dessa vez. Pensei, pensei, pensei quando recebi esta mensagem pelo meu twitter:

E pronto decidi! Vou falar sobre a minha escolha pelo jornalismo. Aproveitando que hoje é dia 01 de maio (Dia do Trabalhador) nada mais justo do que falar dessa profissão que trabalha de segunda a sexta, sábados, domingos e feriados (rsrs)

Se vocês leram na parte do blog Meu mundo jornalístico eu coloquei lá que também iria escrever e mostrar que Deus tem interesse na sua profissão.

Pois bem... #Vamos lá!

Quando eu tinha mais ou menos 15 anos, já cansada de brincar de levar a vida por levar, sem um alvo e sem um objetivo, fiz uma oração a Deus. Disse a Ele que queria usar a minha vida em função da Obra Dele. Disse que queria que a minha profissão fosse usada para ajudar pessoas e que eu pudesse sentir que Ele estava aprovando a minha vida. Mas como o jornalismo entra nesta história?

Dos 16 para os 17 anos chegou o tão esperado momento de fazer o bendito vestibular. Tinha chegado para mim a hora de escolher o curso que iria estudar por alguns anos, daí me formar e trabalhar na área. Mas qual área seria? Qual o curso? Eu ainda não sabia. Conversei com meus pais para ver se conseguiria ter uma luz, mas o meu pai queria que eu fizesse química industrial para trabalhar com ele na usina. Oh my God! Química? Nãaaaao. Nada contra a quem faz a área, mas não ia dar certo. Cálculo não é comigo! Falei com a minha mãe e ela sempre sábia me disse: Filha ore a Deus! Ele pode te mostrar. Foi daí que lembrei que tinha prometido a Ele que queria ser guiada por Ele. Fiz outra oração um dia antes de encerrar o prazo da inscrição e fui dormir. Sonhei que estava numa redação de jornalismo e que um chefe chegava para mim e dizia que eu teria que escrever uma matéria para uma revista evangélica. No sonho eu dizia a ele que eu não tinha condições de escrever. Ele me dizia que eu tinha que escrever e que eu sabia escrever, pois eu tinha estudado para isso. Eu relutava com ele afirmando que o texto não ia ficar bom, mas mesmo assim eu fazia o texto.

No mesmo sonho o tempo passou e esse chefe voltava para sala onde eu estava com uma revista nas mãos. Ele colocou a revista na mesa e disse para mim: “Eu disse que você iria conseguir. Olha aqui sua revista. A sua matéria foi escolhida para a capa.” Eu ‘arregalei’ os olhos e vi a revista com o título: SOU EVANGÉLICA SIM E SOU FELIZ por Élida Régis, jornalista. Eu não podia acreditar! Eu chorava de alegria quando acordei chorando também. Fui ao encontro da minha mãe e disse: “mainhaaaaa é jornalismo! Agora tenho certeza”. Ela, ainda sem acreditar, disse: “jornalismo? Mas o que faz um jornalista?”

Eu lembro que depois desse sonho, as pessoas que me perguntavam sobre o que eu iria estudar e quando eu dizia que era jornalismo, eles diziam que eu queria aparecer numa “PlimPlim” da vida, que na minha região/cidade eu não teria mercado de trabalho e que iria morrer de fome. Mas eu tinha certeza que, apesar das dificuldades eu iria conseguir, pois Deus estava comigo e com Ele não há perigo!

Com toda dificuldade, mas apoiada pela minha mãe e sem meu pai saber (pois ele não queria) eu fiz vestibular numa faculdade particular, passei, fiz a matrícula e iniciei as aulas no ano de 2006. Foram anos difíceis. Quatro anos ao todo de lutas e muito trabalho. Quem já faz faculdade sabe que quando você entra numa faculdade não é só você e sim o esforço de toda uma família e comigo não foi diferente. Por muitas vezes (muitas mesmo) vi a minha mãe se desdobrando numa máquina de costura e meu pai numa usina de cana-de-açúcar para no dia cinco de cada mês ter o dinheiro para pagar a mensalidade. Foram por quatro anos assim.
Com meu pai Eduardo no dia da formatura

Com meus pais Eduardo e Elinete no dia da formatura
Na minha época, as primeiras aulas do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo eram muito teóricas. É teoria da comunicação, filosofia, antropologia, história da comunicação, sociologia, etc. e isso desestimula um pouco porque você ainda não compreende o quanto é importante para sua base de conhecimento e que você vai precisar mais a frente.

Conheci muitas pessoas diferentes neste período. Algumas me ajudaram muito outras só me puxavam para baixo para um caminho que talvez eu não pudesse voltar.
Na época da faculdade (Tô horrível kkk) com Lívia Cajueiro (amiga de sempre)
Quando iniciei nem imaginava o quanto fazer jornalismo era difícil. Tinha outros amigos que viajavam comigo todos os dias de Goiana para Recife e eles diziam que jornalismo era a área mais fácil, mas não é. Você precisa estar ‘antenado’ sobre tudo. Gostar de ler muito, de escrever também. Saber organizar as idéias. Saber retirar de coisas simples ou de quase nada um bom assunto. Saber ouvir e estar disposto a mudanças. É preciso também se identificar que área você vai querer atuar. No jornalismo temos diversas: rádio, TV, online, impresso, assessoria e tantas outras, pois que área para gostar de diversificar viu? (rsrsrs). Hoje em dia nós jornalistas podemos atuar em todas essas áreas. O mercado de trabalho ainda é restrito, exigente e pouco valorizado. Existem empresas que o jornalista faz tudo isso e mais um pouco e nem recebem tanto assim. Somos taxados de curiosos, contadores de história e muitas vezes mentirosos. Mas sabemos que temos por obrigação manter o público informado, denunciar quando necessário e ser imparcial, esse último o mais difícil. É muito complicado você se identificar com alguma situação e não colocar você na história. Mas fazemos sempre o impossível para que o fato apareça e não nós.
Entrevistando o Pr. Presidente da IEADPE Ailton José Alves em Goiana-PE
Aos que desejam enfrentar e estudar essa área ou já estão na profissão, mas tem alguma dúvida eu sempre digo: se você realmente acha que se identifica com algumas características que mencionei, que pode abrir mão de passar feriados e datas especiais com a sua família em nome de uma profissão, se você acredita que pode ajudar pessoas com a informação verdadeira FAÇA JORNALISMO! Eu não vou ser como alguns coleguinhas de profissão que dizem: “Ainda dá tempo de mudar de profissão. Saia dessa! Jornalismo não é vida” Não, não. Você já parou para pensar que alguns que dizem para você sair da área ainda permanecem nela? É contraditório não é?

A profissão é mesmo apaixonante, cativante e séria. Não é a toa que a escolhi para minha vida e não me arrependi. Hoje, dia 01 (feriado), estou aqui trabalhando e escrevendo isso para vocês porque acredito num jornalismo que pode mudar a vida de alguém.

Nas próximas postagens sobre o Meu Mundo Jornalístico mostrarei o dia-a-dia numa redação. 
Fique ligado aí!

Abraços da Élida :)





12 comentários:

  1. Que Lindo Régis *-----------*
    De fato, é muito bom quando trabalhamos naquilo que gostamos!!
    Vimos seu crescimento até aqui.. E nos orgulhamos de ter uma Goianense muito dedicada e desenrolada trabalhando na emissora da nossa Igreja.. Parabéns pelo excelente trabalho!!
    #Tabom #Parei... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thalyta (eu sei que tu me ama) hahaha

      Excluir
  2. @elidaregis... Parabéns!!!
    VC é um Grande Exemplo para todos nós.. De Garra... de Fé... De Coragem!!
    Xerinhooo minha linda

    ResponderExcluir
  3. Minha chefeeeeee! Gostei do antes e depois. =)

    ResponderExcluir
  4. Minha chefeeeeeeee! Gostei do antes e depois. =))

    ResponderExcluir
  5. Lindooo amiga!!!
    Ama o q faz, esse é o principal!! Beijosss

    ResponderExcluir
  6. As escolhas que fazemos no início da caminhada são decisivas para o êxito do alvo a ser conquistado! Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  7. A pedidos (hahaha) aqui está meu comentário. Quase me convenceu a entrar no mundo do jornalismo sabia? Gente, ela arrasa nos textos.

    ResponderExcluir
  8. Que história maravilhosa! Vemos verdadeiramente a escolha de Deus, dentro da sua escolha. Deus te abençoe!! Parabéns! É muito bom estarmos satisfeitos com nossa escolha profissional. Paz!

    ResponderExcluir
  9. Que história maravilhosa! Parabéns!! Deus continue te abençoando! É tão bom quando estamos satisfeitos com nossa escolha profissional. Paz!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23.5.14

    Eu quando menor,ouvia sua voz na rádio,mas não sabia quem era. Quando te vi na TV,fiquei maravilhada. "Mainha,olha Élida régis". Entrei também nesse mundo jornalístico. Muito esperançosa e com medo tbm. Mas creio que Deus me ajudará! Deus te abençoe muito e te faça vencer sempre!

    ResponderExcluir

Vamos comentar?

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Pages - Menu

A AUTORA

A AUTORA
Élida Régis Castro

Seguidores

Total de visualizações

Copyright © Blog da Élida Régis | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com