"Disseram que para mim não tinha mais jeito..." TONY RICARDO no Blog da Élida Régis

Vocês já perceberam o quanto eu gosto de música né? Já fiz algumas entrevistas com cantores aqui no meu blog e tinha a curiosidade de saber mais sobre quem estava por trás de canções tão lindas e inspiradas por Deus.

No último congresso de jovens que participei na minha terrinha Goiana (tem post sobre ele aqui), tinha um hino que me emocionava todas as vezes que os jovens cantavam. Era o hino “Amigo Espírito Santo”, interpretado pela Cassiane. Eu ficava imaginando que a pessoa que escreveu essa música devia estar num momento com Deus muito íntimo. Que letra pra mexer comigo! Parecia que o autor sabia da minha vida, da minha história e o que eu estava passando naquele momento. Procurei saber quem era o compositor dessa música e descobri que, além dessa música, o mesmo compositor tinha feito tantas outras que também mexem comigo.

Como não se emocionar ouvindo Meu Milagre (Jozyanne) "Quem vai calar o meu coração? Eu vou romper a multidão. Me prostrarei pra Te alcançar, o meu milagre vai chegar..." ou Maior Troféu (Damares), Extraordinário (JotaA), Só uma frase (Mariana Valadão), Jesus o Brasil te adora (Eyshila) e tantas outras canções que nos levam a adorar a Deus.

Pesquisei e descobri que era do querido Tony Ricardo. Um homem de Deus lá da Bahia que tem a missão de fazer Deus conhecido através desse dom precioso que o Pai entregou a ele. Eu li muito sobre ele, queria saber tudo, queria perguntar, questionar, tirar dúvidas... Certo dia arrisquei falar com ele pelo Instagram e num é que ele respondeu?! Rsrs Tão querido e atencioso.

Pois bem pessoas queridas fiz essa entrevista com ele de madrugada, pelo whatsap (rsrsrs) e está enormeeee! Cada resposta que ouvia dele me emocionava! Que coisa linda Deus fez e faz na vida de quem serve a Ele com sinceridade, por isso não tive como tirar uma vírgula do que ele me respondeu.

Essa entrevista me edifica e me emociona cada vez que a leio. Espero que vocês também sintam o que eu senti.

Blog da Élida Régis: Como você descobriu que tinha o dom para música?
Tony Ricardo: Élida antes de tudo Obrigado pelo convite e a oportunidade em seu blog. Que Deus continue te abençoando. Bem, a música na minha vida está desde que eu me entendo por gente. Minha mãe me conta que até antes disso. Ela costuma brincar que para eu dormir, quando eu era bebê, tinha que colocar um rádio com música do lado. Nasci num lar evangélico e desde pequeno comecei a cantar na igreja, Tocar instrumento e Deus foi abençoando. Não lembro um dia da minha vida que a música e o louvor a Deus não estivessem presentes.

Blog da Élida Régis: Quando e em que momento surgiu à primeira composição?
Tony Ricardo: As primeiras composições começaram a surgir quando eu comecei a tocar violão quando tinha uns 13 ou 14 anos de idade. Deus começou a me dar algumas canções, as primeiras melodias, os primeiros versos, mas a época que começaram a vir composições que outros cantores começaram a gravar foi quando eu estava com 23, 24 anos e alguns amigos começaram a gravar essas composições que Deus me dava.

Blog da Élida Régis: Você sempre compôs música para o público evangélico ou já teve a experiência para outros estilos?
Tony Ricardo: Sim.  Sempre compus músicas baseadas na Bíblia ou baseadas em experiências de milagres, testemunhos, canções que realmente tenham uma mensagem que venha a edificar os corações e Deus também tem me dado canções românticas que falam para os casais, canções infantis. São canções que sempre visam à mensagem do reino de Deus ou mensagem que não venham ferir o reino de Deus.

Blog da Élida Régis:  Para você o que não pode faltar numa letra de música evangélica?
Tony Ricardo: O que não pode faltar numa canção evangélica, que é para edificar as pessoas, é a verdade. A Bíblia diz que a verdade é Jesus então essa mensagem cristã, a mensagem de Deus, não pode faltar numa letra evangélica. Tem que ser uma letra inspirada que desce do coração de Deus para os nossos corações e que seja uma letra que as pessoas ao cantarem ou ouvirem traga libertação, cura, renovo, esperança, fé, e o reconhecimento que DEUS É Digno da nossa adoração e que tem todo Poder!

Blog da Élida Régis: No ano de 2007 você foi diagnosticado com uma grave doença. Como foi para você passar por esses momentos?
Tony Ricardo: De 2006 para 2007 fui diagnosticado com um tumor na medula cervical que descia do bubo atravessava toda a medula cervical até chegar à torácica. Era uma massa que estava ali dentro e os médicos diagnosticaram e me deram quatro meses de vida. Fui para São Paulo, fiz radioterapia. Disseram que para mim não tinha mais jeito. O médico quando olhou para mim na primeira vez disse: “Não sei como você está falando e nem como você está andando”. Ali eu comecei a entender que Deus estava me sustentando pela Sua mão como um milagre e de lá para cá, dos 4 meses que me deram, já se passaram 7 anos e Deus tem me sustentado. A palavra da medicina foi uma, mas a palavra de Deus foi decisiva e Deus me trouxe até aqui com vida para a glória do Seu nome.
Em 2011 eu estava terminando de compor canções para enviar para o Cd de Cassiane e sofri um acidente em casa. Eu bati com cabeça na altura da lesão na cervical acabei perdendo os movimentos e mais uma vez fui diagnosticado pelos médicos e me deram uma semana de vida. Eu me lembro que estava no hospital internado e os médicos chamaram a minha família e disseram que não tinha mais jeito e que não passaria daquela semana e Deus ali enviou uma serva e ela me contou um testemunho dela e DEUS através dela disse: “Meu filho Eu vou te tirar daqui deste hospital para você fazer minha vontade e muitas pessoas ainda vão cantar as canções que Eu vou te dar. Te darei canções que alcançarão as nações e ainda esta semana você vai sair deste hospital.” Para glória de Deus eu sai daquele hospital. Quando eu estava ali eu só mexia a cabeça, hoje eu já consigo sentar, já consigo digitar, tocar um pouquinho de teclado e posso levar a diante essa obra em que Deus por misericórdia me deu a oportunidade de ser um instrumento dEle.
Blog da Élida Régis: Em que momento de sua vida surgiu à música “Amigo Espírito Santo”?
Tony Ricardo: Essa canção é muito especial. Deus me deu justamente neste período de 2011. Eu me lembro que me levantei cedo, eram seis ou sete da manhã, e Deus começou a me dar esta canção e eu comecei a cantar ela e gravar a primeira parte logo depois eu passei por este acidente e quando eu sai do hospital Deus me deu o final da canção foi um momento emocionante e especial de comunhão com Deus.

Blog da Élida Régis: Vários cantores renomados na música gospel como Eyshila, Jozyanne, Brenda, Jota A, Cassiane cantam suas músicas. Como é compor canções para eles interpretarem?
Tony Ricardo: Me sinto muito feliz em poder servir aos meus irmãos com composições que são cantadas para que o nome de Deus seja glorificado, apesar de sermos tão pequenos, Deus nos utiliza para fazer coisas assim que tocam os corações. e só tocam os corações porque tem a presença dEle, tem a Palavra dEle, tem o mover do Éspírito Santo dEle, porque nós somos pequeninos demais, mas Ele em Sua infinita misericórdia faz a diferença através do barro, da cinza e do pó que nós somos. Ele vem com Sua unção e faz tudo ser mais bonito mais valoroso e dá sentido a obra de nossas mãos.

Blog da Élida Régis: Como é ter uma música sua entre as mais tocadas nas rádios?
Tony Ricardo: Para mim é promessa cumprida de Deus. Deus já me deu sonhos com esses feitos, me prometeu através de profetas que me trouxeram essas mensagens. Isso pra mim é realização de promessas de Deus. É realização de que Ele tem cumprido tudo aquilo que Ele prometeu e eu falo isso não como uma honra para mim, mas como uma honra para Ele porque Ele é fiel e o que Ele fala Ele cumpre para que o nome Dele seja glorificado e para que vidas sejam alcançadas.

Blog da Élida Régis: Na sua opinião, os compositores são valorizados?
Tony Ricardo: Se formos olhar com os olhos carnais nós podemos algumas vezes nos decepcionar ou ficar na expectativa de alguma coisa a mais, de algo a mais, alguma coisa que não deu certo. Se nós olharmos para os direitos que nós temos segundo os bens materiais podemos ficar frustrados, mas quando olhamos para o mundo espiritual aí nós entendemos que temos que estar além do que é nosso por direito e entender que assim como Jesus abriu mão da Sua glória no céu para vir a terra se fazer mortal, lavar pés de discípulos, andar entre os homens e se entregar na cruz por nós para nos salvar... Às vezes nós temos que tirar os olhos um pouquinho do que é nosso por direito e olhar além que é a glória eterna. Então nós como compositores, pregadores, cristãos temos que pensar nisso, pensar no peso de glória eterna, no galardão que estar por vir que é estar na presença de Deus eternamente e que as coisas aqui da terra passam. Então, independente de se sentir valorizado financeiramente, reconhecido ou não temos que nunca esquecer que o melhor de tudo é estar na Presença de Deus eternamente.

Blog da Élida Régis: Como é para você ter sido indicado para o Troféu de Ouro, a Maior Premiação da Música Gospel no Brasil?

Tony Ricardo: Eu me senti muito feliz e honrado por poder participar de uma indicação desta como compositor e que toda honra, toda glória seja transferida a Deus. é claro que sou apenas mais um entre tantos compositores, tantos servos que Deus tem colocado, fico feliz por Deus ter me encontrado neste interior da Bahia para fazer a obra dEle num país tão grande onde tem tantos talentos destacando-se . Não coloco essa palavra destaque como melhor do que alguém, mas sim como alguém que está também produzindo para o reino de Deus e essa é uma das coisas que mais me faz feliz. Eu sempre orei falando isso para Deus: “Deus, se não for pra Te servir nesta terra pode me levar, mas que a minha vida realmente tenha um sentido, que é fazer Tua obra, realizar os sonhos do Teu coração, realizar a Tua vontade.” Então enquanto eu tiver fôlego de vida quero sempre estar assim produzindo na obra de Deus.

Blog da Élida Régis:  O que a família representa para você?
Tony Ricardo: Família é projeto de Deus, é o primeiro sonho de Deus para todos nós, é a união é a base. Eu posso te dizer que em meio a essa adversidade que eu enfrentei desde 2007 pra cá eu tenho aprendido muitas coisas a respeito de família, a respeito de superar junto, de estarmos unidos porque dentro da família todo mundo se conhece então muitas vezes um conhece o defeito do outro, um sabe onde está à fraqueza do outro a ferida. A família sempre vai estar perto de você não importa o que aconteça e Deus quando nos criou eu entendo que ele nos criou para sermos todos uma família. Ele criou para vivermos em união então por isso quando a Bíblia fala que o obreiro primeiro tem que saber zelar a casa é porque dentro de casa, dentro da família é o primeiro lugar onde a obra de Deus tem que ser realizada, onde temos que exercitar o amor, a caridade, o perdão, então a família é à base de tudo e a nossa primeira igreja é a família. O primeiro lugar onde a gente tem que praticar o amor, o louvor a Deus, a comunhão, praticar a palavra de Deus é pra ela que a gente sempre pode voltar quando tudo está difícil. Assim como o filho pródigo voltou para o lar e o pai o recebeu de braços abertos, eu entendo a nossa família aqui na terra como uma representação do que seremos na eternidade com Cristo, uma grande família.

Blog da Élida Régis: Sabemos que é cada vez maior o número de artistas e músicas que surgem todos os dias apenas para alimentar o mercado gospel. Como você analisa essa banalização da música cristã?
Tony Ricardo: Élida, a Bíblia diz que nos últimos dias surgiriam enganadores, falsos profetas, homens amantes de si mesmos, egoístas... Então tudo o que acontece para corromper a igreja,  para nos corromper, já estava escrito é cumprimento da Palavra de Deus, pessoas se levantando para corromper o nosso meio, nos corromper também e o que  vejo é que nós devemos estar cada vez mais alicerçados na Palavra para podermos discernir o que vem de Deus e o que não vem de Deus, o que é vontade de Deus e o que não é e estarmos ligados. Quando a Palavra de Deus cita Jesus Cristo falando as 7 Igrejas no Apocalipse, nós podemos ver ali que haviam igrejas que praticavam a caridade, praticavam o evangelho, mas estavam em falta em algum detalhe, então temos que ficar ligados para que este pequeno detalhe que as vezes esteja em falta em nós, possamos corrigir e caminhar diante da presença de Deus segundo a Sua vontade. Temos que ter o discernimento do Espírito Santo para poder entender qual música, qual mensagem, qual doutrina vem da parte de Deus e qual é engodo ou engano.

Blog da Élida Régis:  Já conhece Pernambuco? O que achas da nossa terrinha?
Tony Ricardo: Ainda não tive este prazer de conhecer Pernambuco. O que eu posso falar é que tenho referências maravilhosas de homens de Deus de Pernambuco como Afonso Augusto que marcou minha infância as canções dele e hoje em dia também tenho amigos que são muito importantes que eu posso citar o Claudio e Claudia (Canção e Louvor) e entre outros cantores da terra que são pessoas maravilhosas e servos de Deus e eu tenho muita vontade de conhecer Pernambuco sim. Espero que Deus me conceda esta oportunidade em breve.

Blog da Élida Régis:  Que mensagem você poderia deixar aos leitores do Blog da Élida Régis?

Tony Ricardo: Que continuem lendo o Blog da Élida Régis que é uma benção para todos nós e que nunca deixem a chama apagar nos vossos corações. Se você tem um chamado vai em frente. Se tem um sonho em Deus siga esse sonho, persista, não se corrompa, não deixe que o dinheiro te compre, não deixe que as críticas te derrubem, não deixe que palavras te lancem ao chão, siga avante como um valente manuseando bem a Palavra de Deus, seja um guerreiro do Reino de Deus e vá em frente porque a maior vitória que você tem é cumprir seu chamado com hombridade, com fé, com honestidade, levando amor as pessoas para que você possa chegar junto com todas elas no Reino de Deus e sermos todos uma família na eternidade vivendo na presença e na alegria de Deus para sempre. Obrigado Elida pela oportunidade, que Deus continue te abençoando poderosamente, muito obrigado. 
Que honra poder falar e escrever sobre você mano Tony Ricardo. Que as mãos do nosso Deus continuem estendidas sobre a tua vida e te faça prosperar sempre!

A você que chegou até o final desta leitura que possa ter a certeza que o nosso Deus é fiel e cumpre com Suas promessas. Um exemplo disso é a vida do Tony Ricardo. 

Gostou do post? Curte aí igrejaaa! Compartilha! rsrs
#BlogDaÉlidaRégis

Até a próxima!
Abraços.

Um comentário:

  1. Anônimo7.8.14

    Nossa, que coisa linda, como Deus è Lindo!
    Amo de mais o Tony, ele que Produziu o CD da minha mae. Cantora Visleyde - Deus nao esqueceu de voce.

    ResponderExcluir

Vamos comentar?

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Pages - Menu

A AUTORA

A AUTORA
Élida Régis Castro

Seguidores

Total de visualizações

Copyright © Blog da Élida Régis | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com