Enfrentando um câncer: A história de Ana

Vocês mais do que ninguém sabem que a ideia de ter um blog foi para que eu pudesse escrever sobre alguns questionamentos, dúvidas e assuntos que muitos perguntavam e pediam para que eu colocasse a minha opinião.

Há algum tempo (após uma postagem aqui no blog) recebi através do meu facebook essas mensagens de uma leitora chamada ANA.

ANA: Parabéns!! Vc escreve algo sobre saúde?
ÉLIDA: Oii. Obrigadaaa.
ANA: Vc merece
ÉLIDA: Sou jornalista e por obrigação temos que escrever de tudo kkkkkkkkk, mas o que seria?
ANA: sobre câncer de mama
ÉLIDA: Ah... Posso ver isso sim. Obrigada pela dica.
ANA: Esse mês faz um ano que retirei as duas mamas (mastectomia bilateral) estou fazendo radioterapia
ÉLIDA: Hum. :(  Nossa. Deve ter sido muito difícil para vc.
ANA: e vc poderia ajudar muita gente, fazendo uma matéria sobre o câncer
ANA: Mas Deus é fiel

Na hora que ela disse que já tinha feito mastectomia bilateral e estava na radioterapia, quase que eu caía da cadeira. Pensei: Meu Deus! Como ela deve ter ou estar sofrendo.

Procurei de imediato saber mais sobre ela e sobre o câncer de mama. Como disse a ela, sou jornalista e por obrigação temos que saber um pouco de tudo. Olhem o que eu descobri:

CÂNCER DE MAMA
Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No ano de 2010 ocorreram 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo superado apenas pelo câncer de pele. Em 2012, 52.680 novos casos. No ano de 2008, 11.860 mulheres morreram por causa do câncer de mama e 125 homens também morreram por câncer de mama. (Fonte: Site do INCA)

Ana tinha 37 anos, amamentando o seu pequeno filho Arthur, sem histórico na família, quando descobriu, através de um caroço debaixo da axila, que estava com câncer de mama. Antes da descoberta ela foi ao médico do posto de saúde e ele disse que não era nada demais (daí vocês podem tirar a ‘qualidade’ do nosso SUS). Ela percebeu a necessidade de melhorar esse diagnóstico quando fez um plano de saúde e em uma consulta de rotina na ginecologista, pediu para dá uma olhada neste caroço que já estava incomodando.

A médica disse a Ana que o caroço não era nada bom, mas precisava de exames específicos. Ana nunca pode imaginar que seria câncer, porque ela estava amamentando seu bebê. Quando ela recebeu o resultado a médica pediu que ela levasse ao mastologista com pressa. O mastologista disse a Ana que o seu quadro era gravíssimo e que deveria ser operada com urgência. Esse foi o mais inesperado e difícil momento para Ana.

Dois meses após o recebimento da notícia, em de maio de 2013, Ana entrou na sala de cirurgia para retirada das duas mamas e a colocação de próteses mamárias. O maior medo dela, e de milhares de mulheres, é a mutilação. Ana teve medo de morrer e deixar o seu filho Arthur tão pequeno, chegou até a pensar que Deus havia abandonado...

A família da Ana e seu esposo foram de uma importância incrível e extraordinária neste momento tão difícil. A família dela propôs todo sábado, antes da cirurgia, um momento de louvor e adoração a Deus. Ela também encontrou o apoio de várias irmãs do Círculo de Oração, do ministério, amigos que até hoje oram por ela e pela sua recuperação.

Após a cirurgia Ana teve que fazer 28 sessões de radioterapia e sentia muito cansaço e fraqueza. Após a 15° sessão sentia queimar a pele e teve que beber muita água para hidratar. Ela ficou com déficit linfático, não pode pegar peso, nem fazer muito esforço.

Apesar de todo esse processo difícil e doloroso, Ana usou a sua fé em Deus. Ela tinha a convicção que Ele poderia livrá-la do mal. Ela conversou com Ele e contou dos seus medos e angústias, mas agradeceu por passar por esse processo. Hoje, a lição que Ana tira de tudo isso é que na vida devemos aproveitar melhor o nosso tempo, não deixar nada para depois e colocar Deus acima de todas as coisas.

Quando a Ana me confiou toda a sua história, nunca poderia imaginar que me edificaria tanto o seu exemplo de coragem e fé. Eu e minha família estamos prestes a passar por um processo parecido, mas da mesma forma que Ana, estamos confiando no Único capaz de mudar tudo e nos ajudar a vencer!
Que nos seus momentos difíceis você também possa crer e enfrentar o seu problema crendo que maior que ele é o nosso Deus! 

Para as mulheres, olha a dica do auto-exame:



 Até breve pessoas!
Abraços,
#BlogDaÉlidaRégis

3 comentários:

  1. Élida que história linda! Parabéns Ana pela sua fé e coragem. Obrigada por esse post incrível, eu e minha família vamos orar por você, por sua família,e por todas as pessoas que ainda passa por isso.

    ResponderExcluir
  2. Anderson Tavares14.6.14

    Estou muito feliz por saber que O Deus que ajudou a minha esposa(Ana), vai ajudar a muitos também. Deixo para vossa meditação: AS LUTAS CERCAM O NASCIMENTO DE UM GRANDE MILAGRE.
    Creia nisso.

    ResponderExcluir
  3. Ana você é uma mulher muito forte!
    Diga o fraco eu sou forte! (Joel 3.10)é assim que eu te vejo,a coragem te fez companhia, mesmo que quase imperceptível a você.Mas nitidamente vista pelos que estavam de fora.e nesse caminho de emaús, Jesus te acompanhou e você chegou.
    Nossos aplausos,
    Míria & Rai

    ResponderExcluir

Vamos comentar?

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Pages - Menu

A AUTORA

A AUTORA
Élida Régis Castro

Seguidores

Total de visualizações

Copyright © Blog da Élida Régis | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com