Vida de estagiária (o)

Muita gente pensa que eu "cai" na Rede Brasil de paraquedas e que já fui contratada desde o início como jornalista. Mas não. Passei por uma fase de muito aprendizado e experiências únicas que eu quero compartilhar com vocês hoje.

Esse post é dedicado aos estudantes e queridos estagiários de jornalismo. Sim, sim, os estagiários. Havia prometido que iria escrever sobre os bastidores do jornalismo e é sobre isso que quero falar hoje em rápidas palavras.

Cheguei à Rede Brasil no ano de 2008, exatamente no mês de junho. Com tantos sonhos e sem nenhuma noção do que era fazer jornalismo. Por que vocês sabem né? As faculdades te dão uma base, mas é o mercado de trabalho que realmente te molda e te coloca no "eixo". Cheguei para estagiar na emissora de rádio que ouvia em casa quando criança. Era um sonho estar ali. Ouvir aqueles locutores de vozes grossas que dava até medo ou me fazer pensar que estava ouvindo a Bíblia em áudio do Cid Moreira (rsrsrs). Mas com quem aprendi e aprendo até hoje. Lembro-me que por diversas vezes cheguei dentro do estúdio de gravação e não conseguia falar nada ou quando falava tentando gravar saia à voz tremula ou rápida demais... Ahh como eu chorava quando não conseguia. Mas tive pessoas por perto que me diziam que eu não deveria ter medo e que eu iria conseguir e um dia eu iria rir quando lembrasse de tudo isso (Hoje eu posso sorrir).

Nos primeiros dias de estágio tinha um medo absurdo de chatear o meu chefe. Eu media cada palavra para falar com ele ou com alguém. Também tinha medo enorme de dizer que não sabia fazer o que ele me mandava fazer. Isso era normal de uma estudante medrosa. Passei por "perrengues" e desafios. Um dia meu chefe (depois de ter treinado bastante na redação) me disse que eu faria um flash ao vivo para rádio. Eu na hora quase morri e quis dizer a ele que estava com medo de fazer errado, mas só perguntei: “o senhor tem certeza disso?” E ele me respondeu: “Sim. Confio em você.” Então vamos lá. Eu fiz o flash e tenho certeza que não fui muito bem. Mas ele me parabenizou e disse que fui ótima (rsrs).

Quem já passou pelo período do estágio sabe, o estagiário faz de um tudo. Eu já fiz nota, clipagem, atendi telefone, anotei denuncias, rodei TP, baixei sonoras, atualizei site, gravei, perdi conteúdo, chorei de medo do chefe reclamar (rsrs), apresentei jornal no rádio, li pedidos de oração, peguei cadeira, papel, recepcionei convidados, ouvi desabafos e reclamações de ouvintes, orei por eles, fiz ligações etc etc etc... Ahh quantas experiências. Se eu fosse contar todas esse blog inteiro não daria... Hoje eu tenho o prazer e orgulho de dizer que fui a primeira estagiária a ser contrata da Rede Brasil. Isso pode parecer simples para alguém, mas para mim não. Assim que meu estágio acabou fui contratada como jornalista. E vejam bem, não é toda empresa que faz isso. Podem ter certeza!
Linha do tempo: do estágio à contratação

Pela misericórdia de Deus hoje eu ajudo a formar/ensinar estagiários através da coordenação de jornalismo. Junto com o mesmo chefe que desde o inicio me acompanha e me ajuda! No meu trabalho atualmente temos em média 12 estagiários. Cada um com sua particularidade. Entre os que estão e os que já passaram por aqui sempre retiramos algo de bom. Já tivemos estagiários alegres, brincalhões, tristes, rancorosos, cantores, de personalidade forte, sensíveis, chorões, estressados, amigos, ajudadores, quem só estava ali pelo dinheiro e/ou pela carga horária da faculdade...

Um conselho que dou aos que estão em busca ou já estão no estágio é que APROVEITEM AS OPORTUNIDADES. Elas podem ser únicas. Essa frase foi dita a mim por uma pessoa meses antes do meu contrato de estágio acabar. E eu já estava sem esperanças de uma contratação quando surgiu uma oportunidade e eu abracei. Aproveite. Pergunte. Aprenda o máximo que puder em qualquer área ou função que colocarem você. Seja prestativo. Disposto a aprender e ajudar. Some. Não tente "derrubar" os outros ou passar na frente para obter 'sucesso' mais rápido. Sua hora vai chegar e o que Deus determinou para sua vida ninguém rouba.

Até a próxima queridos (as)!
Abraços :)
#BlogDaÉlidaRégis

3 comentários:

  1. Olá grande Jornalista Élida Régis, a Paz do Senhor Jesus. Já passei por essa fase (estágio). É aquele momento crítico: ou vai ou não vai! Só que a minha fase foi em sala de aula, pense na aflição de ministrar a primeira aula como professor titular? Já que o professor titular tinha entrado de licença e coube a mim substituí-lo nas suas 7 turmas. Mas graças a Deus hoje depois de formado, já não tenho tanto medo de dá aulas!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8.6.14

    Olha eu aquiiiiii. Fico feliz em ver teu sucesso (promessa de Deus na tua vida). Erika Estevão.

    ResponderExcluir
  3. Olá Élida, paz do Senhor!
    Sempre te admirei quando você fazia a reportagem na rádio. Foi nesse tempo que me apaixonei pelo jornalismo. Mais meus pais não tinham condições para pagar uma faculdade. Mais o meu pai celeste realizou o desejo do meu coração e hoje estou fazendo Jornalismo. Meu sonho é uma dia poder trabalhar na Rede Brasil na propagação do Evangelho.
    Te admiro muito Élida, com pessoa, jornalista e jovem na Casa de Deus.

    ResponderExcluir

Vamos comentar?

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Pages - Menu

A AUTORA

A AUTORA
Élida Régis Castro

Seguidores

Total de visualizações

Copyright © Blog da Élida Régis | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com