Goiana: a terra das oportunidades e mudanças. Será?

Como muita gente sabe eu nasci e me criei na terrinha Goiana-PE. Amo essa cidade. É lá que mora minha família, meu noivo, meus grandes amigos e muita gente boa que aprendi a amar e respeitar. Uma vez conversando com uns amigos eu disse que não iria usar o meu blog para denúncias ou notícias meramente jornalísticas, mas resolvi abrir uma exceção.

Cada vez que vou à cidade amada sinto que as coisas lá estão retrocedendo. Muita gente que acompanha meu trabalho sabe que sou uma das ‘defensoras’ daquele lugar, mas nestes últimos dias o negócio não está tão bom para as ‘bandas da Mata Norte do Estado’ por isso resolvi escrever.

Quero deixar claro aqui que não sou de nenhum partido político e nem defendo um ou outra pessoa, mas a ‘Cidade das Oportunidades’ está entregue as traças. Como muita gente sabe a cidade foi abençoada com a chegada de algumas grandes fábricas e ficamos com a promessa de revolução na qualidade de vida daquele lugar, mas não é isso que observamos no dia-a-dia.  

As ruas da cidade estão totalmente esburacadas. As desculpas que dão é que obras da Compesa foram executadas de forma errada e até agora nada foi feito para resolver o problema. Quando chove, é orar para não tomar um banho de lama dos carros que tentam desviar dos buracos que às vezes estão de um lado da rua, na outra semana do outro lado e dias depois na rua inteira. A rua onde mora minha família é um problema desde que fomos morar lá (há mais de 15 anos), disseram que a rua já era calçada e até hoje continua do mesmo jeitinho, sem calçamento algum e esgoto a céu aberto (triste isso!). Tive a oportunidade de colaborar na produção de uma série de reportagem sobre Goiana (Confira aqui) onde fiquei triste em perceber que em alguns lugares não existe saneamento básico. Pessoas vivem a mercê de meia dúzia de promessas de políticos que só aparecem em época de eleição atrás de votos!

Divulgação: Blog Anderson Pereira
Outro descaso é o local onde se concentra a feira da cidade. Nunca se viu tanto lixo disputando espaço com clientes, mercadorias e feirantes. Faz um bom tempo que desocuparam uma área para recolocar a feira, mas ficou só na promessa mesmo. Outro é um tal de camelódromo que existe lá que é uma bagunça. 

O transporte de Goiana para Recife ou vice-versa é outro fator agravante. A cidade é conhecida pelas belas praias e culinária tradicional, mas até você conseguir chegar aqui é um tormento. Só existe uma linha de ônibus que faz o trajeto só que essa bendita linha queima as paradas dos ônibus e passa a hora que quer desrespeitando os moradores, turistas e visitantes da terrinha tão querida. Sem falar na qualidade dos ônibus que são péssimas! Sujeira, lixo, cadeiras rasgadas, motoristas e cobradores estressados e ‘agoniados’ são outros atrativos.
Divulgação: Blog Anderson Pereira

Outra situação que não posso deixar de mencionar é o famoso sinal de trânsito. Na minha cidade (que eu saiba) só tem UM! Ele é tão famoso que merece destaque. Ele não funciona e só serve como ponto de referência: “Ah eu te espero lá na esquina do sinal de trânsito...” (Seria cômico se não fosse trágico!). A iluminação na cidade inteira é precária, que favorece os assaltos, que são constantes com ou sem energia, dia ou noite, movimentado ou não.

Eu passaria horas e horas escrevendo aqui sobre problemas na saúde, educação, moradia, etc.. Sei que toda cidade (em fase de crescimento) tem os seus problemas, mas eu acredito que em Goiana vários desses problemas poderiam ser resolvidos, de forma mais rápida, se houvessem atitudes mais concretas e eficientes por parte dos órgãos e autoridades competentes.

Possa ser que essa postagem não sirva para mudar muita coisa, mas se você leu até aqui e compartilha do mesmo pensamento que eu que tal tentar mudar essa realidade e fazer essa informação chegar a quem de direito? Será que conseguimos mudar essa situação? Eu acredito que sim!

#SimboraMeuPovo \o/
#EuAindaAcreditoNaMinhaTerrinha \o/
#AmoMinhaCidadeGoianaPE \o/

#Compartilha
#BlogDaElidaRegis


6 comentários:

  1. Anônimo23.6.14

    Ótima matéria. Concordo plenamente com vc. Erika Estevão.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, concordo plenamente com vc. Triste, mas é pura verdade.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo24.6.14

    Excelente matéria, eu teria mais um monte de problemas a relatar. Mas não sei se conseguiria fazer com tanta eficiência como você fez. Parabéns. #oremosporgoiana

    ResponderExcluir
  4. A situação da minha rua é exatamente igual a sua Élida, desde que eu nasci que não há nenhuma mudança! #EuAindaAcreditoNaMinhaTerrinha

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria Régis! Na minha rua mesmo, se chover muito inunda tudo! :(

    ResponderExcluir
  6. Great Article! Agree with you,

    ResponderExcluir

Vamos comentar?

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Pages - Menu

A AUTORA

A AUTORA
Élida Régis Castro

Seguidores

Total de visualizações

Copyright © Blog da Élida Régis | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com