Desilusões Perdidas... no Blog da Élida Régis

Talvez você tenha sido direcionado para cá por causa do título do texto “Desilusões Perdidas”. Aí deve ter pensado: Ahh deve ser alguma situação que Élida ficou desiludida, tal (haha), não não...

No ano em que me formei no curso de jornalismo (2010), tive contato mais próximo com as redes sociais. Na verdade eu já conhecia as redes, mas foi a partir da necessidade e busca pela informação que comecei a olhar com outros olhos a função tão importante que elas trazem.

Certo dia estava ‘vagando’ pelo twitter quando vi um RT (retuíte) de um colega de profissão. Ao clicar nesse RT fui direcionada a um blog chamado Desilusões Perdidas com Duda Rangel. De cara já achei o nome bem sugestivo e comecei a lê-lo. A cada novo texto que eu lia, ficava impressionada com a capacidade do autor em expressar, através de palavras e de forma engraçada e divertida, muitas coisas que eu já via e percebia que acontecia nas redações de jornalismo, mesmo com pouco tempo de experiência que eu tinha.

Virei leitora fiel do blog e procurei saber mais sobre o tal Duda Rangel. Tempo depois descobri que o fato é que Duda Rangel não existe!!! Ele é um personagem criado por dois jornalistas de São Paulo, os irmãos gêmeos Anderson e Emerson Couto. Mas, as histórias de Duda são tão reais e tão próximas de muitos jornalistas que ele existe sim. O blog, criado no início de 2009, já ultrapassou mais de um milhão de acessos. No Twitter, Duda tem 10,3 mil seguidores e mais de 28 mil pessoas já curtiram sua página no Facebook

Você sendo ou não jornalista precisa conhecer as frases e postagens de Duda Rangel. Os bastidores do cotidiano, os pensamentos que nem todos tem coragem de falar. A página mostra a vida do jornalista como ela realmente é... Ah essa última frase é o título de um livro lançado por eles.

Sempre quis saber mais sobre essa história por isso arrisquei em falar com eles e fui respondida!!! (haha) Como sempre me pedem para também falar sobre jornalismo por aqui, consegui uma entrevista bem bacana com eles para o meu blog. Então, não perca mais tempo!!! Confere logo ai a entrevista com os autores do Duda Rangel.

Jornalistas Anderson e Emerson Couto
Blog da Élida Régis: Quando e por que você decidiu escrever da maneira que escreve para jornalistas?
Eu (Anderson) e o meu irmão Emerson, que somos os criadores do Duda Rangel e do blog Desilusões Perdidas, sempre gostamos de escrever textos de ficção com bom humor. Como somos jornalistas, decidimos falar de nossa profissão de uma forma mais descontraída. O blog foi ar em janeiro de 2009. Até então, o debate que existia na web sobre jornalismo era sempre muito sério. Acreditamos que o humor torna as histórias mais leves e divertidas, mesmo quando abordamos temas mais sérios, como ética e liberdade de imprensa.

Blog da Élida Régis: Por que você ‘implica’ tanto com os assessores de imprensa?
Não temos nada contra os assessores de imprensa. Até já chegamos a trabalhar nesta área. Apenas gostamos de mostrar os encantos e os desencantos de ser assessor. Hoje, a área de assessoria absorve muitos jornalistas formados. É um importante caminho para quem quer atuar em Comunicação e não vê mais espaço nos veículos jornalísticos tradicionais.

Blog da Élida Régis: Como surgiu o personagem Duda Rangel?
Personagem Duda Rangel
Pelo fato de o Desilusões Perdidas ser um blog de ficção, a gente precisava ter alguém para contar as histórias. Não queríamos mostrar nossa cara e escrever um blog pessoal, do Anderson e do Emerson. A criação do personagem nos permitiu trabalhar com um tipo humano atraente, que é o anti-herói. Duda é um cara desajustado, mas que seduz o leitor por mostrar o lado real da vida de jornalista.

Blog da Élida Régis: Com tudo que você escreve sobre jornalismo, por que ainda não deixou a profissão e por que decidiu segui-la?
Decidimos fazer jornalismo porque somos apaixonados por contar histórias. Não deixamos a profissão porque continuamos apaixonados por contar histórias.

Blog da Élida Régis: O que você diria para quem acredita que jornalismo é sinônimo de fama e glamour?
Só vivendo o jornalismo para perceber que fama e glamour não fazem parte da nossa rotina. É claro que é possível construir uma carreira de sucesso na área, sim, mas sempre com os pés no chão e sabendo que o jornalismo exige muita dedicação e envolvimento. Sempre dizemos para os jovens não se iludirem com essa ideia de fama e dinheiro fácil.

Blog da Élida Régis: Que mensagem você deixaria para as pessoas que estão iniciando a carreira no jornalismo?

Apesar de todas as mudanças pelas quais o jornalismo tem passado, por causa das novas tecnologias e dos novos canais de divulgação (principalmente com as redes sociais), por questões econômicas e tudo mais, a essência da profissão não muda. É preciso ler muito, estudar muito, ser curioso, perseverante e apaixonado pela profissão. O jornalista tem ainda uma função social muito importante, mas que precisa ser exercida com extrema responsabilidade.

----
E aí gostaram? Bacana né?
Obrigada Anderson e Emerson pela honra!!!
Gente, quem quiser acompanhar mais é só seguir a página do Duda Rangel no Facebook 

Abraços a todos.
Até mais.
Élida Régis

0 comentários:

Postar um comentário

Vamos comentar?

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Pages - Menu

A AUTORA

A AUTORA
Élida Régis Castro

Seguidores

Total de visualizações

Copyright © Blog da Élida Régis | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com